quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Repost: Pai, você precisa ler isso

Hoje eu me deparei com este post e parei pra ler duas, três vezes.
É daqueles textos que te dão um cachoalhão, sabe? Aqueles que incomoda ler. Conforme vai lendo, as histórias próximas vão pipocando na sua mente e dá até um embrulho no estômago.

Toda a minha admiração para a mulher que conseguiu transformar em palavras um assunto tão delicado, mas que precisa sim ser discutido, falado, pensado e entendido não só com a mente mas com o coração...

Um beijo e boa leitura!

Pai, você precisa ler isso



Escrevo com um misto de determinação no olhar e dedos e um nó na garganta. Olho para o cursor e  sei exatamente o que meu coração sente, mas sinto uma grande dificuldade em colocar aqui no papel. Ando colecionado casos de infidelidade e rupturas, no exato momento do puerpério das mulheres.
Esse não é um texto para mães, e sim para pais.
O nascimento de uma criança, para o homem é um momento de grande vulnerabilidade: a mulher está fechada em um novo mundo, seu corpo está em transformação, existe agora uma nova vida tirando o foco, até então só seu. Menos sexo, menos atenção, menos cafuné, muita novidade. Um turbilhão. Peitos enormes, mas cheios de leite e quase proibidos de serem tocados. Fraldas, roupinhas, visitas sem parar, telefone que toca, mas ninguém pergunta por você, e quando o fazem e sempre em tom de deboche e ironia.
De repente surge aquela colega de trabalho/academia, cheia de amor e atenção, e até simpática, pergunta pela esposa e filho. Lá se vão troca de mensagens, risos fáceis no almoço, trocas clandestinas de mensagens no banheiro. É uma janela de sol, em meio a tanta nuvem.
Quando chega a sua casa, criança chorando, mulher chorando, casa bagunçada. A vontade é de voltar  para o tempo de alegria, que aquela lá é capaz de oferecer. Ela está centrada, cuidando da carreira, têm tantos assuntos divertidos, sempre novidade para dividir, as horas passam tão depressa, nem parece justo. Magra e linda também. Exala um quase irresistível convite para o sexo interminável.
Aquela criança lá chorando, não é seu/sua filho(a)? Aquela mulher chorando (hormônios, medos, inseguranças, cansaço) não é o amor da sua vida? Não é um sonho se realizando? Você não pediu tantas vezes essa criança?
O puerpério não é fácil para a mulher e nem para vocês homens e boa parte de nós, mulheres, sabemos disso. E você pai, sabe o que acontece com uma mulher, assim que o filho nasce, e que finalmente você se sente pai? A gente morre. No parto, quando o filho nasce, a mulher que existia até ali morre, e estamos passando por um intenso e nada fácil processo de transformação em alguém que nem sabemos quem será. Especialmente, quando é nossa primeira vez.
Nosso corpo precisa de um tempo para voltar ao que você denomina de “normal” e não fazer sexo agora tem muito mais a ver com hormônio do que  vontade própria. Muitas das vezes que choramos, não é frescura, são os hormônios que estão se regulando. Agora a vida está nos braços e não mais dentro de nós, isso é uma diferença gigantesca, e ainda que pareça óbvia, existe uma infinidade de publicações sobre como cuidar do bebe, mas quase nenhuma sobre como cuidar da mãe ou do relacionamento, neste momento tão delicado, tão cristalino.
O instinto materno é primitivo, então o que fazemos é proteger o filhote de quem quer que seja, e esperamos do macho a  proteção do lar.
Então o que precisamos é que você nos proteja, não só pagando as contas, nos dando alimento e comprando fraldas.  Precisamos que você comece a nos proteger de você mesmo, da sua vontade de nos abandonar e ir para o riso fácil e encantador que está lá fora, e de tudo que pode parecer colorido e mágico. Lembre-se que essa família, ainda que lhe pareça muito diferente do comercial de margarina e novelas, ela precisa de você. Quanto mais você focar na gente, mais colorido e mágico aqui se tornará e você poderá vivenciar a plenitude da paternidade, sem precisar de alguma “muleta” para passar por essa fase.
Uma vida chegou ao mundo e o que você está fazendo por essa vida? Você consegue perceber todo o desequilíbrio que você está provocando? Um momento tão delicado para a mãe que acabou de receber uma vida, e que de repente vê a sua família sendo ameaçada. O processo da amamentação é prejudicado, sabia?Amamentar não é um processo mecânico de ordenha, e sim emocional.  A criança apesar de estar fora da barriga da mãe, ainda é uma extensão das suas emoções, você sabia? Aquela nova mulher apesar de toda a transformação, te ama ainda mais por esse ser lindo que ela agora é mãe, sabia?
Percebe pai, que não é apenas a mãe que sofre com toda essa história?
Para você mulher que está a provocar esse tipo de desequilíbrio em uma família, que você seja capaz de se encher de luz e amor próprio e com isso tomar boas decisões, especialmente praticando o amor ao próximo, afinal, um dia, será você vivendo um puerpério.

fonte: http://vilamamifera.com/cafemae/pai-voce-precisa-ler-isso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Faça um blogueiro feliz! :)