segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A moda do bebê com padrão Inmetro



Eu leio, ouço, pergunto e falo muito sobre as minhas inseguranças com as pessoas ao meu redor. Sempre que tenho a oportunidade eu pergunto como foi a experiencia do parto, da gestação, dos primeiros dias em casa com o bebê para as mamães que conheço. Adoro ouvir as vivências de outras pessoas, acho que sempre temos algo pra aprender (ainda mais no meu caso, que não tenho experiencia nenhuma) e algumas vezes nós aprendemos até como não queremos fazer.

Aí começa o problema. Muitas vezes temos que lidar com opiniões diferentes das nossas, com mamães que tem absoluta certeza de que porque deu certo com o bebê dela também vai dar com o seu.

Já ouviu coisas como: "Quando acontecer 'x', você faz 'y'. é assim que dá certo" ?

Minha opinião é que pode ser que dê certo mesmo, mas também pode ser que dê errado. Não existem formulas mágicas pra nada nessa vida e por que raios seria diferente com o nosso bebê? Sim, eu sei que todo bebê chora e chora muito esse e outros detalhes podem ser comuns a todos os bebês. Ainda assim não podemos esquecer que além de um bebê, ele é também um indivíduo. E que cada ser humano é um universo único, tem seu próprio jeito, sua própria maneira de lidar com a dor, de expressar suas emoções e compreender o mundo ao seu redor.

Enquanto pais temos a missão de mergulhar de cabeça no conhecimento desse pequeno ser que trouxemos ao mundo e aí sim descobrir o que dá certo e o que dá errado. Se não entrarmos de maneira desprendida nessa experiência correremos o risco de focar na 'receita' e esquecer do resultado final, da individualidade do bebê e do momento. Caminho certo para nos frustrarmos tirando o foco da unica coisa que interessa e vale a pena nessa vida: o amor que temos para dar.

Nas minhas andanças pelos blogs sobre maternidade e foruns com perguntas e respostas sobre o mesmo tema já percebi que as mamães A-DO-RAM uma comparação. Seu bebê falou a primeira palavra aos 'x' meses? Legal pra vocês. Olha que bacana, ele desfraldou super cedo. Nem vou comentar a tal história de quando é que começam a dormir a noite toda. Tudo isso é uma maravilha e a mãe deve ficar orgulhosa de cada desenvolvimento do seu pequeno. Deve ser um sentimento que não cabe no peito mesmo! E ah, eu vou passar por tudo isso! No entanto, quando esse desenvolvimento vira mais um prêmio para a mãe do que uma conquista do bebê, não precisa ser vidente pra pra saber que as mães que entram nessa de querer que seus filhos tenham os mesmos feitos no mesmo prazo, só vai trazer um peso enorme, insegurança de não estar fazendo a coisa certa ou pensar que seu filho tem algo de errado. For a que deve fazer a gente exercer uma cobrança exagerada sob o pequeno (mesmo que ela não seja verbalizada).

Por um mundo em que cada pessoa tenha o direito de ser o que é!

Sem pressão, sem cobranças, sem a necessidade de provar nada a ninguém. Por uma criação com amor e respeito. Até porque, bebê não é produção de fábrica, não vem com manual de instruções e nem selo do Inmetro.

Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Faça um blogueiro feliz! :)